Disciplina/área curricular
Matemática: Área de figuras planas
Língua Portuguesa: Interpretação
Ciências: Tecnologia
Ano escolar
9º Ano A – 21 alunos
Duração
4 aulas
Unidade didática
Tecnologia e Informática
Objetivo
Calcular áreas de figuras planas de forma facilitada e precisa.
Conteúdo
Operações básicas
Unidades de medidas
Competências
Desenvolver a habilidade em utilizar um sítio para reforçar a aprendizagem e a pesquisa.
Pré-requisitos
Noção básica de cálculos e de informática
Recursos
Humanos: Professores e alunos
Didático: Caderno do aluno, sala de informática com internet, trena, régua, entre outros.
Referências
http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/construtora/construtora.html
Descrição da atividade
1ª etapa:
Em sala de aula
Conversar um pouco e apresentar o conteúdo sobre área de figuras planas. Colocando de forma teórica, utilizando quadro e pincel para isso.
2ª Etapa:
No Laboratório de Informática
Levar os alunos ao laboratório de informática para que eles acessem o sítio http://www.proativa.vdl.ufc.br/oa/construtora/construtora.htm
O aplicativo coloca uma situação onde deverão ser feitos cálculos para determinar a quantidade de piso para revestir a sala, o quarto e a cozinha de uma casa.
Para reforçar os conceitos sobre a área devem clicar no icone “O que é área?”. Neste espaço eles aprenderão o conceito de área e como calcular área de figuras planas. Deverão registrar:
• o conceito de área de figuras planas;
• as unidades de medidas de área;
• a adequação destas unidades de medidas de áreas ao objeto que se pretende medir;
• as fórmulas para cálculo de área das figuras apresentadas (quadrado, retângulo, triângulo, losango e trapézio).
Após esta navegação, pedir aos alunos que clique na opção “Voltar para planta baixa” e em seguida selecione o ambiente “sala”. Nele eles deverão escolher um tipo de piso que irá revestir a sala, o quarto e a cozinha. Existem cinco tipos de medidas para as dimensões da sala, cada vez que esta opção for selecionada, serão modificadas as dimensões da sala e dos tipos de piso.
Pedir aos seus alunos que:
• Façam e registrem o calculo do valor da área da sala;
• Façam e registrem o calculo do valor da área de cada tipo de piso;
• Observem e comparem as unidades de medidas da sala e de cada tipo de piso;
• Provoque um rápido debate perguntando a eles: “Como faremos para calcular a quantidade de piso na sala?”. Peça a eles que registrem todas as idéias que surgirem.
3ª Etapa:
De volta a sala
Atividade prática para os alunos. Pedir a eles que:
• Utilizando uma trena, meçam e registrem as dimensões da sala de aula.
• Calculem a área da sala de aula.
• Supondo que a cerâmica que vai ser colocada na sala tenha as mesmas dimensões, quantos metros de cerâmica deverá ser adquirido?
• Esta quantidade corresponde a quantas peças?
• Qual será o custo?
Professores Participantes
Eli Fátima, Eliziária e Joelmo
Avaliação
A avaliação será realizada no transcorrer dos questionamentos apresentados, primeiramente observando a formação de conceitos pelos alunos, analisando seus questionamentos e intervenções, procurando, por meio do diálogo, perceber se houve assimilação dos conteúdos propostos. Pela leitura das produções dos alunos, o professor avaliará sugerindo as mudanças e adequações necessárias, estimulando as leituras e quando necessário, o retorno aos conteúdos.
quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário